Crescendo como Saumensch

Resenha | Sol e Tormenta

sexta-feira, outubro 30, 2015 Julia Pinheiro 0 Comments


Sol e Tormenta é o segundo livro da Trilogia Grisha, escrito pela diva Leigh Bardugo e que foi publicado aqui no Brasil pela Editura Gutenberg. Tinha elogiado muito a edição do primeiro livro da trilogia ( resenha aqui ) por conta da folha, mas devo dizer que a qualidade caiu um pouco sim, antes era perfeita, agora é apenas boa. Mas, para compensar, temos outro mapa! Sim, o mapa de Ravka se expandiu depois que Alina e Maly atravessaram o Mar Real.


Depois do tumultuado evento que ocorreu na dobra e depois da destruição de Novo-Kribirsk, Maly e Alina conseguiram com muito custo fugir de Ravka buscando refúgio em Cofton, escondendo suas identidades e precisando sempre ter cautela, mas demora muito para suas opiniões começarem a divergir. Enquanto Maly acredita que possam continuar com uma vida calma e cheia de mentiras Alina sente falta do seu poder, sente falta de ser uma Grisha e sente a culpa de ter abandonado seu país quando ele mais precisava dela.


Porém, acaba que a decisão de voltar acaba não cabendo à eles. Depois de serem capturados pelo Darkling Maly e Alina são resgatados em auto-mar por uma tripulação muito diferente e um comandante inteligente como uma raposa, mas confiar neles ou não acaba não sendo uma escolha, ou eles, ou o Darkling Com isso ambos retornam à Ravka, com uma proposta esquisita do capitão e ninguém mais para se confiar a não ser um ao outro.


Quando você acha que todos os problemas do livro se resumem ao Darkling o livro te surpreende com muitos outros casos para serem resolvidos: o sacerdote agora transforma Alina em uma Santa para a população enquanto ela descobre a existência de mais dois amplificadores de Morozova para serem usados em conjunto com sua gargantilha. Durante o livro Alina é constantemente tentada pelo poder, dividindo seu coração entre o que quer e o que precisa ser feito, forçada a entrar no mundo corrupto da política do país e pressionada a cada dia para se tornar a líder firme que nunca foi, para o bem do seu país e dos Grishas. 


Assim como o primeiro livro o segundo não da espaço para respirar! Durante toda a narrativa tem algo acontecendo, explicitamente ou apenas deixando um mistério no ar e constantemente os problemas vão se desdobrando e se transformando em coisas muito maiores do que você pensava que era, e eu amo quando isso acontece! Quando a história te surpreende, sempre com mais problemas, te desafiando a continuar sempre lendo.


Outros pontos altos desse livro foi a adição de um personagem - maravilhosoooo, diga-se de passagem  ( porém, Darkling  )-  que deu um teor muito mais cômico ao livro e que me fez dar boas risadas e o crescimento da Alina. Foi bem sutil, mas aos poucos você via o medo, receio e desconfiança se transformando e a levando a  ter decisões mais sabias e ter atitudes mais maduras. 

Minha vida seria de submissão em vez de amor, fidelidade em vez de amizade. Eu pensaria cada decisão, consideraria cada ação, não confiaria em ninguém. Seria uma vida observada à distância.



Foi duro ver a Alina crescer enquanto se martirizava por suas decisões, mas pra mim foi o melhor desenvolvimento de amadurecimento de personagem que já li, algo real, e não de uma hora pra outra como geralmente acontece, o que demonstrou que ser dona de uma grande fonte de poder não significa nada se não sabe lidar com as pessoas e com seus próprios desafios internos, e as lições que ela foi aprendendo durante o livro foram incríveis de modo que ao final do livro - a melhor cena de toda a trilogia - você já a vê muito diferente. Inclusive, foi um dos melhores finais de livro ( sem ser fechamento de série e essas coisas ) que eu já li. Foi impactante, foi surpreendente e me arrepiou até a raiz dos cabelos durante a leitura das últimas cinquenta páginas! Então sério, antes de terminar esse livro já tenha comprado o último da série, porque você vai precisar dele imediatamente depois!


Depois desse livro meu amor pela série e por esse mundo só aumentou. Ganhou cinco estrelas no skoob, favoritei e guardei no coração pra sempre. Não tenho palavras pra descrever mais essa trilogia e o quanto ela é maravilhosa então apenas devorem esses livros 


Trechos favoritos:

"'Senti sua falta', disse ela. Fiquei surpresa com o quanto aquelas palavras me machucaram. Sentia falta dela, também. E me sentia uma idiota por isso."

"Tudo que vale a pena ser feito sempre começa como uma má ideia ."

"Quando as pessoas dizem impossível, geralmente querem dizer improvável."

"Fraqueza é um disfarce. Use-o quando eles precisam saber que você é humana, mas nunca quando se sentir fraca."

"- Achei que você queria ir.
- Queria que você me pedisse pra ficar."

"Não importa o que eu dissesse, ambos sabíamos a dura verdade. Fazemos nosso melhor. Tentamos. E, geralmente, isso não faz a menor diferença."

"- Porque você não me deixa em paz?
- Porque então estaria sozinho também."


Alguém ai também surtou por esse livro?? *-*

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images