Crescendo como Saumensch

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra

quinta-feira, julho 23, 2015 Julia Pinheiro 2 Comments


A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra escrito por Robin Sloan foi publicado aqui no Brasil em 2013 pela editora Novo Conceito. Possui 288 páginas amareladas, sumário, epílogo e é dividido em três partes. Amei a fonte e a margem do livro, deixando bem leve a leitura e o livro, mesmo não sendo muito grosso, não é nem um pouco pesado. É difícil explicar mas achei ele bem molinho ( quem tem livros em paperback em inglês sabe como é ) porém a qualidade ainda é ótima.


O livro é narrado em primeira pessoa por Clay Jannon, um designer desempregado por conta de uma pequena crise que derrubou sua antiga empresa ( junto com várias outras ) e que agora busca desesperadamente por qualquer coisa que possa mantê-lo por um tempo, e é aí que a Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra aparece em seu caminho com vagas abertas para atendentes que cobrissem o turno da madrugada da loja.


Já de cara Clay percebe que a livraria não é comum. Não possui muitos títulos novos e nem recebe muitos compradores, mas em contra partida tem um acervo enorme de livros escritos em letras estranhas, os quais foi instruído a jamais abrir um exemplar sequer, e o mais estranho é que são esses livros são os mais requisitados na loja. Pessoas estranhas, que vem no meio da noite, com os ânimos sempre a flor da pele levam um livro estranho, e devolvem outro, e a tarefa de Clay é descrever todas suas características físicas e emocionais em um grande arquivo de livros que pelo visto vem sido mantido à muito tempo. 


Obviamente a curiosidade de Clay pelos livros só cresce, e com a ajuda de alguns amigos eles começam uma investigação sobre os livros, os códigos que há neles, as pessoas que leem esses livros e acabam descobrindo muitos segredos, envolvendo uma irmandade poderosa e antiga, fontes de letra, códigos, enigmas e é claro, livros.



Fico triste por livros tão bons como esse serem pouco comentados. A escrita é muito leve e a história é incrível de um jeito muito sútil. Todos os personagens são fiéis à suas personalidades e nada é forçado, tudo acontece de forma natural fazendo com que o livro tenha certa substância realista por trás de uma história fictícia e muito envolvente, devo ressaltar que pra mim esse livro tem um dos melhores finais que já li, daqueles que a cada palavra você se arrepia toda. 

Entrou na minha lista de favoritos e eu super indico à qualquer um que ame livros. As descrições da livraria só aumentou ainda mais minha vontade de trabalhar em uma. Tudo é leve e de prende de um jeito delicioso de ler, e o legal foi que logo de cara você já engata na história, diferente de alguns livros que demoram algumas páginas para você mergulhar de verdade na leitura, fora a sacada sensacional do escritor de misturar tecnologia com antiguidades ( um dos exemplos desse assunto é a discussão de leitores digitais e livros físicos ).


Trechos Favoritos:

"A imaginação se esgota. Mas faz sentido , não faz? Nós provavelmente só conseguimos imaginar coisas com base no que já conhecemos."

"Caminhar pelos corredores de uma biblioteca passando o dedo pelas lombadas...é difícil não sentir a presença de espíritos adormecidos. Isso é apenas uma sensação, não um fato, mas lembre ( eu repito ): as pessoas acreditam em coisas mais estranhas que isso."

"Sabe, estou começando a achar que o mundo inteiro é uma colcha de retalhos de pequenos cultos amalucados, todos com seus espaços secretos, registos próprios e suas próprias regras."

"Não existe imortalidade que não seja baseada em amizade e trabalho feito com capricho. Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo de nossos olhos."

"Sua vida deve ser uma cidade aberta, saiba quais são e deixe claro todos os modos de se entrar nela. "


Alguém ai já tinha ouvido falar desse livro? 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Sou louca para ler esse livro, mas sempre fiquei receosa. Depois da sua resenha, eu vou comprá-lo assim puder!
    oultimo-livro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Flickr Images