Crescendo como Saumensch

D.I.Y: Encapando Cadernos

sexta-feira, fevereiro 06, 2015 Julia Pinheiro 6 Comments


Bom gente, eu sei que a maioria das pessoas já voltou às aulas mas também sei que muita gente deixa para comprar material escolar depois do carnaval, então espero que não seja muito tarde para esse post. Decidi inclui-lo na categoria de D.I.Y porém é mais mesmo uma ideia  simples e fácil que achei interessante compartilhar com vocês, que é nada mais nada menos do que encapar cadernos.


Eu já mencionei aqui que sou um pouco mão-de-vaca pois prefiro economizar qualquer centavo pra comprar livros que com outras coisas, e particularmente acho caderno algo muito caro porém eu      ( como a maioria das pessoas ) gosto de ter as minhas coisas do meu jeitinho, principalmente as de papelaria. E foi assim que comecei a encapar cadernos, e tudo que você vai precisar é:
  • Um caderno qualquer - sempre compro o mais barato porque a capa não importa pra isso 
  • Tecido ou cartolina da cor que preferir para a capa- vou mostrar cadernos dos dois tipos 
  • Tesoura 
  • Um pincel e um pratinho ou um recipiente qualquer - ambos para a cola
  • Cola - MUITA cola
  • Um alicate pequeno -  para tirar o espiral ( a tesoura também serve porém é mais difícil )
  • Cartolina branca - essa é obrigatória para o acabamento, vocês vão entender conforme o post


Para começar a encapar primeiramente você vai ter soltar as capas, e por isso você vai precisar soltar as extremidades do espiral e com um alicate torça apenas uma dessas extremidades de forma a ficar mais ou menos na mesma curvatura do resto do espiral ( igual na foto ) e depois tire todo o espiral com muito cuidado. Eu sempre procuro apoiar o caderno aberto em uma mesa e ir passando um bocado de folha de cada vez para o outro lado ao invés de desenroscar porque isso as vezes machuca a folha e essas coisas.


Depois disso você tem que cortar o papel ou tecido que você vai usar para encapar o seu caderno, eu sempre deixo sobrando de cada extremidade 3,5 centímetros por via das dúvidas mas com 2,5 também serve, ou seja, se o caderno tem 27,5 x 20 cm ( como no meu caso ) corte um pedaço de papel/tecido de 34,5 x 27 cm ( ou caso você esteja fazendo com cartolina - como nesse caso - dobre a cartolina em 4 partes iguais e você já tem um tamanho perfeito ). 



Depois é só colar na capa - já solta - do caderno. A dica que eu do é não colocar a cola direto na capa e sim em um recipiente e ir espalhando de pouco em pouco com o pincel, pois assim evita de o papel ou tecido ficar enrugado com o excesso de cola.


Na hora de colar também indico colar desse jeito, pois assim da para centralizar melhor a capa. Depois é só virar ao contrario e passar uma régua por cima para esticar bem o papel/tecido, só cuidado para não fazer muita força e acabar rasgando o papel ou distorcendo a estampa do tecido.


Depois você vai colar as pontas dos lados primeiro para dentro, e vai ficar assim:


Eu faço desse jeito porque assim o acabamento fica muito melhor e mais similar ao acabamento clássico dos cadernos de papelaria mesmo.


Depois de colada as pontas dos lados você vai dobrar a ponta de cima e cortar desse jeito, o que vai deixar o caderno assim:


Para não ficar essa pontinha pra cima você corta apenas essa parte de trás de forma reta e alinhada, e vai ficar dessa forma:


Agora é só colar a parte de cima também, e seu caderno vai ficar assim:


A maioria desses enrugadinhos vão sumir quando secar, mas para dar um melhor acabamento por dentro eu sempre corto um pedaço de cartolina branca proporcional ao tamanho do caderno porem bem menor para deixar apenas um pouco da cartolina/tecido aparecendo nas laterais ( para isso não tenho medida mas sempre acabo dividindo uma cartolina em 4 partes iguais e corto, serve perfeitamente ).


Aqui ta a diferença: o da esquerda esta sem esse acabamento final da folha, e o segundo eu já tinha colado com o mesmo esquema que colei a capa ( colocando cola e espalhando com um pincel e esticando um pouco com uma régua ). 


Passando essa parte mais trabalhosa vem enfim a parte mais divertida de tudo isso: customizar seu caderno. No caso desenhar, já que eu quis fazer com cartolina. Já tenho certa habilidade com desenho então desenhei a mão livre, mas também deixo aqui a ideia de pegar moldes, ou colar adesivos ou até mesmo colar fotos.



 Até arrisquei uma aquarela no meu caderno de capa branca eheh
 

 Ah! Antes de decidir qual seria a capa dei uma boa pesquisada no tumblr buscando imagens legais, essa é outra dica que eu dou que me serviu bastante. E no caso desses cadernos pretos eu fiz os desenhos usando caneta em gel branca e alguns detalhes em lápis de cor e liquid paper ehehe


Cá entre nós algo sobre esse desenho: eu o desenhei de cabeça para baixo! Então não cometam o mesmo erro que eu e preste bem atenção o lado que os "furinhos" do caderno ( que da pra sentir tranquilamente passando o dedo ) estão e se você esta desenhando na capa ou na contra capa pois isso implica bastante na noção de "cima e baixo"


Terminado o caderno tive a ideia de tentar impermeabilizar de alguma forma para não sujar mas as tentativas foram um desastre: papel contact ( aquele que é um "adesivo transparente" ) ficou bem feio e esse spray que eu geralmente uso para não manchar meus desenhos feitos com grafiti não adiantou nada para esse caso. A unica forma de impermeabilizar mesmo é caso você fizer com tecido que assim é só passar cola em cima do tecido ( não estraga gente, confia em mim e-e ), mas eu pessoalmente prefiro sem.


Depois da capa pronta eu prefiro ir furando cada "furinho" do caderno com uma agulha grossinha ( até de crochê ) para que na hora de você for por o espiral de novo não tenha que ficar fazendo força para furar o papel toda hora e ainda arriscar rasgar os furinhos. ( eu particularmente adoro essa parte, não sei porque )



 Tendo furado esses "furinhos" antes torna mais simples colocar o espiral de novo. Só tem que tem uma dose de atenção extra para não calhar de você esquecer algum dos "furinhos" ou uma folha porque fazer tudo de novo é desgastante... ( sim, isso já aconteceu comigo )



Depois com o alicate é só torcer a ponta do espiral prendendo na parte de baixo. Sempre uso o "modelo" intacto da outra extremidade do espiral ( já que uma das extremidades não precisa ser mexida ) para deixar do jeito certo mas geralmente na própria extremidade esticada já fica as marcar originais de onde estava dobrado então fica mais fácil. Ah! Uma dica, como vocês podem perceber na foto la de cima do espiral retorcido a pintura dele fica meio descascada por conta do alicate, caso fique muito é só retocar com esmalte.
 

 Mais uma foto de como fica o acabamento por dentro.



 O tempo inteiro eu mencionei o tecido e aqui está: dois cadernos encapados com tecidos. Ambos os tecidos são tricoline e o processo na hora de fazer é exatamente o mesmo a única diferença é que você vai cortar ao invés de cartolina, tecidos. E a parte do acabamento por dentro também é a mesma.


Esse botão é um charme que eu sempre gosto de adicionar nos cadernos de tecido, e para fazer é só costurar ele antes de colar o tecido. Geralmente posiciono o tecido em cima da capa e coloco as partes que sobra por baixo para ter noção de onde vou colocar o botão. 

Quanto ao elástico eu faço dois furos na contra capa do caderno porém perto da borda ( 1 cm de distância da borda ) e coloco cada furo a mais ou menos 3/3,5 cm do ponto central de onde eu costurei o botão. Depois no próprio caderno meço o cumprimento de elástico ( geralmente uso elástico tamanho 2 ) de forma a não ficar folgado e poder fechar bem o caderno. Depois de enfiar cada extremidade do elástico em cada furo ( de fora para dentro ) eu costuro por dentro a ponta de cada elástico um no outro. E pronto. Parece muito complicado, mas não é não, juro.


( O que eu fiz com aquarela   )


 Bom gente, mais uma vez, me desculpo pelo sumiço mas espero que tenham gostado desse post e que lhes seja útil de alguma forma mesmo tendo saído um pouco atrasado.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu também tenho o hábito de customizar meus cadernos e estava procurando por tutoriais com estilos diferentes. Seu post caiu do céu, obrigada!

    Queria conseguir desenhar tão bem quanto você <3 Que vontade de roubar os seus cadernos...

    Mas como não tenho esse talento, vou fazer o com tecido mesmo.

    Beijos,
    Gabi | Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado e tenha lhe sido útil! boa sorte com os seus cadernos <3

      beijos

      Excluir
  2. Meu Deus, que amor!!!!!!
    Adorei todos os seus cadernos, as capas ficaram maravilhosas, você deseja muito bem e tem uma criatividade invejável!

    Eu sou um desastre pra DIY. Não tenho muita paciência e sempre acabo odiando o resultado, mas o seu tutorial me inspirou a tentar fazer uma experiência nova. Vai que dá certo, haha!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. ei você pode disponibilizar a imagem da mão em melhor qualidade pra mim poder desenhá-lá também? obrígada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui um link https://41.media.tumblr.com/f737e7833807d314f369270c3f658d41/tumblr_mm4ln5Dtri1rnroh1o1_500.jpg ;)

      Excluir
  4. Alguns meses depois... Haha, adorei a dica! Eu sempre pensava em encapar meus cadernos, mas ficava na dúvida com relação aos furos - eu sempre procurava aqueles cadernos sem estampas nessa parte, mas não encontrava. Muito obrigada pela dica da agulha (e todas as outras)! Vou testar!! :)

    ResponderExcluir

Flickr Images