Crescendo como Saumensch

Coração de Tinta

sexta-feira, agosto 01, 2014 Julia Pinheiro 7 Comments


Coração de Tinta é o primeiro volume da trilogia Mundo de Tinta escrito pela Cornelia Funke e publicado em 2006 no Brasil pela Editora Seguinte. O livro possui 455 páginas amareladas divididas em 59 capítulos, cada um começando com uma citação encantadora de outro livro, e é narrado em terceira pessoa por um narrador onisciente, apesar de os pontos de vista variarem um pouco.


A história fala sobre Meggie que tem 12 anos, e que mora com o pai, Mo, que, como ela gosta de chamar, é um médico de livros. Ele, um apaixonado por livros, por causa de sua profissão, acaba tendo que viajar muito para bibliotecas e sebos de toda a parte, e junto sempre leva sua filha, que acabou por herdar seu amor por livros.


Meggie não sente especial falta da mãe, afinal só tinha 3 anos quando ela acabou sumindo em uma de suas aventuras para buscar novos livros. Pelo menos é essa a história que seu pai conta, até uma noite em que uma figura misteriosa bate a porta de sua casa, e que seu pai, espantosamente, deixa entrar de bom grado, e com ele, Meggie pressente, vem acompanhado coisas ruins pela frente.


O estranho e seu pai se tratam com nomes estranhos e falam de coisas ainda mais estranhas, e Meggie não consegue tirar na cabeça aquela sensação estranha, mas seu pai promete que na manhã seguinte ele já terá ido embora. Mas quando chega a manhã seguinte não é só o estranho que vai embora, eles também acabam tendo que ir à casa de Eleanor, uma tia de sua mãe, que precisa dos serviços de seu pai em sua biblioteca particular. E o estranho, de nome Dedo Empoeirado, vai junto.


Porém, não demora muito e Meggie descobre o verdadeiro sentido dessa viagem: seu pai quer esconder um livro, um livro que nem sequer ela pode tocar, um livro raro que não se encontra mais em nenhum sebo, um livro que um tal de Capricórnio, de acordo com o aviso do homem estranho, está louco para por as mãos, um livro chamado Coração de Tinta.


E é em uma noite calma e sem vento que homens brutamontes, à mandato de Capricórnio, invadem sorrateiramente a casa de Eleanor e levam não só o livro como Mo para um lugar distante nas colinas. E como Dedo Empoeirado sabe a localização desse esconderijo, ele, Eleanor e Meggie embarcam em uma nova viajem e tomam caminhos turvos e longos ao encontro não só de Mo, mas também de uma arrepiante aventura, onde Meggie vai ter que encarar verdades absurdas, o misterioso, magnífico e incontrolável dom de seu pai e os piores vilões de livros em carne e osso, além de ter o tão desejado sonho de poder viver dentro de um livro realizado, um sonho que acaba se tornando um pesadelo. 


Primeiramente: O que falar dessa capa? O projeto gráfico por si só já é incrível, e te chama desesperadamente para lê-lo, e por mais que seja um livro grosso, não da nenhum receio quanto a leitura e quando você menos espera você já acabou o livro de tão fantástico que é a narrativa, que da vida às palavras e transforma até o ato de virar uma página de um livro algo esplêndido, mágico e cheio de minucias. Além do mais é um livro que fala sobre livros. Como não amar? 


É um livro cativante, não só pelo enredo cheio de mistérios e revira-voltas e personagens tão incríveis que chegam a ser reais, mas também porque fala sobre gente como a gente: leitores assíduos, amantes de livros e de aventuras que, como nós, amam viajar entre os mundos que tem entre as páginas, e por isso você se identifica em cada parágrafo, linha, palavra e letra. Dei 5 estrelas para ele e agora ele se tornou um dos meus queridinhos, foi uma leitura que com toda certeza superou todas as minhas expectativas  ♥ 


Trechos favoritos ( resolvi excluir as citações de outros livros que aparecem nesse, porque se não ia ficar muito difícil de escolher eheh ) :

"Ficar com raiva pode ajudar quando não se sabe o que fazer com tanta tristeza."

"Mas não havia saída. Nenhum lugar para ir e, o que era pior, nenhum lugar para voltar."

"Por que as histórias tristes volta e meia eram tão bonitas? Na vida real era diferente."

"O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria... e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados. Amor, verdade beleza, sabedoria e consolo perante a morte."

"As palavras só ganham vida quando você as saboreia na língua. "

"Existe algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças de mundos maravilhosos, melhores do que este. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade..."

"O Ofício de escrever histórias tem algo a ver com magia."


Alguém ai já tinha ouvido falar da história ou já a leu?

You Might Also Like

7 comentários

  1. Ahhh, que coisa mais linda!
    Eu já ouvi falar muito sobre esse livro e até já assisti ao filme, mas nunca tinha visto ele assim com detalhes. Aumentou ainda mais a minha vontade de lê-lo.
    Adorei a história contada no filme (é a mesma do livro?), acho que com a obra escrita eu vou me maravilhar ainda mais.
    Sua resenha ficou ótima, completa! E as fotos estão de babar, hauhau.

    palavras alienadas ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é a mesma e é bem fiel se não fosse pelo final, que é totalmente diferente, muito diferente mesmo! Com certeza você vai se maravilhar mais *-*

      Muito obrigada flor =3

      Excluir
  2. Ainda não terminei a leitura de Coração de Tinta, mas tô AMANDO! Ando fazendo outras coisas e deixando o livro um pouco de lado, mas sempre me arrependo quando pego pra ler e vejo o quão maravilhoso é. A gente realmente se identifica e é tão gostoso ver trechos de outros livros no começo dos capítulos! Livros que falam de livros são amor. Amei a sua resenha e os trechos que escolheu. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaaaaa! Estou louca pra você terminar de ler logo para eu ter com quem conversar sobre o livro eheh ♥

      Excluir
  3. Mais uma leitura que parece ser maravilhosa. Uma pena minha lista estar do tamanho do mundo :/ Adorei aqui! Muito amor o nome do teu blog <3
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! >.< O seu blog também é uma graça >.>

      Excluir
  4. Oiii ! Vim correndo ver, quando você falou la no insta que tinha feito resenha desse livro. Já estou apaixonada por ele antes mesmo de ler. Mas, com essa capa, como não se encantar ? E é claro, um livro que fala de livros só poderia mesmo conquistar uma louca por livro como eu hehehe.
    Adorei a resenha. E que fotos mais lindas *-------*
    Beijos,
    Ana.
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Flickr Images