Crescendo como Saumensch

A Mulher Silenciosa

sexta-feira, julho 11, 2014 Julia Pinheiro 7 Comments


A Mulher Silenciosa é o primeiro e único thriller escrito por A.S.A. Harrison em abril de 2014 pela Editora Intrinseca e que foi muito comparado ao grande sucesso Garota Exemplar escrito por Gillian Flynn. Ganhei esse livro em um sorteio durante a Turnê Intrínseca e agora sou bem mais feliz por ter ganho ele e tido a oportunidade de ler um livro tão bom e pouco divulgado.


Todd e Jodi já tem seus 40 anos e 20 juntos, vivendo em uma boa casa em Chicago com seu cachorro Freud, ganhando bom dinheiro com as profissões que gostam. Ele, empreeiteiro, ela, psicóloga. Ambos tem um relacionamento calmo, ambos são dedicados um ao outro, ambos apreciam isso, mas ela sabe que ele é um adúltero.


Jodi sempre foi uma mulher confiante e nada possessiva, por isso mesmo sabendo da infidelidade de Todd ela nunca se manifestou ou abordou o assunto em uma conversa, contanto que ele voltasse para casa e estivesse ali do seu lado enquanto precisasse para ela, estaria tudo bem. Acontece que a situação muda, e ela não tem mais tanta certeza se ele vai voltar pra casa. 


Todd agora esta achando que pode estar se apaixonando. O sentimento que ele nutre por sua amante é diferente, uma necessidade insaciável, isso e somado aos fatos de que ela tem a metade da sua idade e que, diferente de Jodi, esta disposta a lhe dar um filho, Todd toma a decisão de começar uma nova vida: casar-se com sua amante Natasha e assumir seu filho.


Como Jodi sempre pareceu não se importar com isso Todd tem a doce ilusão de que sua fiel companheira irá aceitar bem sua decisão. Um terrível erro, pois Jodi sempre pensou que as coisas estariam bem caso sempre desse o troco, assim nunca teria ressentimento. Quanto as traições os trocos eram sempre leves, como sumir com a chave de seu escritório, mas dessa vez a traição foi maior, e o único troco que lhe parece justo e viável é a morte.



E é assim, alternando o ponto de vista de Jodi para Todd, que vemos a transformação de um homem seguro de si abandonar sua vida e de uma mulher centrada e racional se tornar uma assassina. 


Não digo que foi o melhor livro que eu li, mas ainda assim foi muito bom. Devemos concordar que quando já se revela o final da história logo de cara para os leitores narrar toda a história se torna uma tarefa muito mais difícil, porém a leitura mesmo assim corria rápido e natural: o tempo todo eu procurava por indícios de qual momento Jodi iria enlouquecer e mata-lo e isso só dava mais agonia.


O legal da narração era que muitas vezes um capítulo terminava sem a conclusão de um pensamento e você tinha que esperar até o próximo capítulo narrado por esse personagem para descobrir o que ele ou ela decidiu. Outra coisa muito interessante também é que por Jodi ser psicóloga todas as suas atitudes, até as mais insanas, são feitas como se fossem algo super normal pois todas são fundamentadas em pensamentos complexos de filósofos e psicólogos, então mesmo ela sendo uma louca ela sempre passava a imagem de que ela era completamente sã. 


Daria quase 4 estrelas para o livro. É bem inteligente e aborda assuntos bem interessantes e complexos como sobre quanto a insanidade pode ser mascarada, como somos falhos em achar que não podemos ter falhas e principalmente em não tentar melhora-las, e em como não podemos simplesmente achar que podemos eliminar qualquer problema como um passe de mágica. Fiquei muito interessada em ler Garota exemplar depois de ler esse livro e ficaria interessada em ler outros livros dessa escritora se ela não tivesse morrido antes de escrever outros.


Trechos Favoritos: 

"A felicidade não é algo que podemos prescrever."

"Não permita que nada nem ninguém o impeça de viver a vida"

"Como ela pode ter mudado tanto assim só porque ele não estava olhando?"

"Se você precisa sair de uma rotina mental, muitas vezes é mais fácil mudar algo do lado de fora e deixar as mudanças internas se seguirem. Quando você faz um esforço em benefício próprio, muitas vezes as circunstâncias tendem a seu favor."

"É como ele quer viver cada minuto de cada dia. Quer a possibilidade de tomar e experimentar tudo. Quer olhar para o mistério nos olhos, ser um participante, imerso - não um observador, um embalador, um arrependido."

"A fé não é um conceito, mas algo que se carrega dentro de si."

Ele gosta de estar em sintonia com as coisas como são, viver no mundo em sintonia com sua música. "Quando isso funciona, ele pode fazer e ser qualquer coisa. Algumas pessoas chamam isso de sorte."

"No final, ela precisou aceitar que mesmo que você esqueça, não quer dizer que aquilo nunca aconteceu. "

"Esquecer é apenas um hábito, mas que traz paz de espírito."

"Não é preciso encarar a realidade quando uma maneira mais suave e gentil de conviver com ela."


Alguém ai já conhecia esse livro ou já leu A Garota Exemplar?

You Might Also Like

7 comentários

  1. Esse livro parece muito, muito bom. Eu quero muito ele, porém, não tenho ninguém para me dar. Infelizmente. Adorei a resenha, e não, nunca li Garota Exemplar, mas ele também está na minha lista.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querer livros e não poder te-los </3 ='(

      Excluir
  2. Olá,
    Adorei a sua resenha. Estou com muita vontade de ler A Mulher Silenciosa e Garota Exemplar, mas ainda não tive oportunidade de comprá-los :(
    O livro me pareceu muito inteligente e sua resenha me deixou apenas com mais vontade de ler. Gostaria de saber o que a Judi fará...
    Beijos :)
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu atingi meu objetivo então eheh ;D Obrigada flor, beijos

      Excluir
  3. Adorei a resenha e o livro parece bem interessante. Ainda não li Garota Exemplar, mas está na minha lista. Pretendo ler Garota Exemplar antes de A Mulher Sileciosa para ver se gosto de como a autora escrevia, e etc.
    Beijos ♡

    ResponderExcluir
  4. Eu particularmente amei e odiei ao mesmo tempo esse livro, ainda me sinto confuso a respeito dos meus sentimentos a respeito dele, mas é um dos livros que eu releria ou relerei mais vezes. Adorei o blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Flickr Images