Crescendo como Saumensch

O Chamado do Cuco

terça-feira, abril 29, 2014 Julia Pinheiro 3 Comments



O Chamado do Cuco é um romance policial escrito pela J.K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galabraith publicado aqui no Brasil em 2013 pela Editora Rocco. O livro possui 447 páginas amareladas e é dividido em 5 partes.


Três meses depois que a supermodelo Lula Landry morreu ao cair da sacada de seu apartamento de madrugada e que os policiais, depois de muito investigar, chegam a conclusão que foi suicídio, seu irmão, John Bristow, não convencido da investigação policial decidi contratar um detetive profissional para ajudar a provar que na verdade o caso foi na verdade um assassinato. 


Por sorte ou destino, John ,durante sua procura por detetives particulares, acaba encontrando em uma lista o nome de Cormoran Strike, o antigo melhor amigo de seu irmão. Vendo isso como um sinal, recorre ao sr.Strike para solucionar a morte de sua irmã. 

E como Strike é um detetive falido e esta em uma péssima fase de sua vida ( sua mulher acaba de o deixar, esta cheio de dívidas, sem lugar para morar e para piorar ainda não se adaptou a usar a prótese da perna ) mesmo achando um absurdo revirar o caso todo de novo ( afinal, como ele poderia fazer um melhor trabalho do que os policiais? ) acaba aceitando o caso.Porém, ao longo da investigação, a história vai tomando outro rumo, e Strike vai mudando de opinião...


 Além de todas essas complicações coisas boas também acontecem para o detetive, como a chegada de Robin, a secretária temporária que a Temporary Solutions arruma para ele, que é tão fascinada por investigações que acaba se tornando de extrema ajuda para Cormoran e de extrema importância para sua solução.

Algo que eu achei bem legal na história foi que ele não abordava sempre apenas a investigação, mas também os problemas pessoais dos personagens e seus próprios conflitos, fazendo com que você os conhecesse mais afundo e se apegasse mais a história.


Como a história é narrada em segunda pessoa você nunca sabe totalmente o que os personagens estão pensando, o que deixa a história bem mais agoniante porque você não consegue compreender 100% do que Strike esta pensando quando descobre uma nova informação, portanto eu pelo menos, não tinha ideia de quem ele suspeitava ou de qual era o real objetivo de suas ações, isso realmente fez com que eu quisesse ler ainda mais rápido para descobrir quem era o assassino, e quando ele foi revelado eu mal pude acreditar! O final foi realmente surpreendente.


O livro também faz uma forte crítica a mídia e ao universo das superestrelas e me fez enxergar o mundo e as pessoas de formas diferente, me ver ver o quanto tem tantas coisas nas entrelinhas das histórias, coisas que nunca chegam até a gente e que nos fazem julgar tantos famosos de forma errada e hedionda, me fez perceber que as vezes, na hora em que nos retratamos à pessoas famosas esquecemos que elas também são pessoas de verdade, com sentimentos e problemas.

Apesar de eu ter gostado muito da história e não ter ideia de como poderia ser melhor, por um motivo desconhecido não foi uma leitura rápida e voraz, não me prendeu tanto quanto eu esperava, então vou dar 4 estrelas. 

Trechos favoritos:

"Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à autodestruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar de ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica."

"Como é que alguém pode ir de tipo completamente feliz para morta em tipo hora."

"Os mortos só podiam falar pela boca dos que ficaram e pelos sinais que deixavam."


Alguém ai já leu O Chamado do Cuco? Ansiosos com o próximo volume?

You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi Júlia!
    Tudo bom? Adorei o fundo das suas fotos!
    Estou parada nesse livro há mais ou menos dois meses, estou até gostando, mas achei ele meio arrastado, sei lá.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, achei que minha roupa de cama combinou bem com o livro euheuheu Pois é, também achei que ele não prendeu tanto assim apesar da história ser boa, mas não desista o final é bem legal apesar de tudo ^^

      Excluir
  2. Não li esse livro ainda, mas é o que mais tenho vontade de ler da J.K Rowling fora daquele mundo de Harry Potter. Achei a ideia bem legal, gosto desse estilo com investigação e tal, acho ainda mais interessante quando passa algum tipo de mensagem. Aliás, agora que tô lendo a série de HP, então devo ficar com mais vontade ainda de ter os outros livros HUAHUA Adorei!

    ResponderExcluir

Flickr Images