Crescendo como Saumensch

Toda Poesia

quinta-feira, março 27, 2014 Julia Pinheiro 6 Comments


Toda a Poesia é um livro publicado pela Companhia das Letras que reúne todas as poesias de Paulo Leminski em um único volume. O livro tem 421 páginas amareladas e é dividido em 7 partes, que demarcam o começo de seus livros, porém há algumas poesias inéditas também, fora a apresentação de Alice Ruiz, esposa de Leminski e o apêndice, que reúne críticas de pessoas renomadas, como Caetano Veloso.


Paulo Leminski foi um poeta contemporâneo e curitibano que equilibrou a poesia concreta e erudita com a poesia lírica e jovial. Leminkski também trabalhou como compositor, e suas composições foram gravadas por diversos artistas como Ney Matogrosso.


O poeta definitivamente sabe brincar com as palavras e formas, se utilizando da organização das palavras e das fontes para muitas vezes criar um efeito diferenciado.


Há também poemas em inglês e francês, e poemas em que as línguas são misturadas. Leminski consegue dar exemplos abstratos que realmente te fazem repensar alguns conceitos da sociedade.


Eu comecei a ler o livro no início do ano ( inclusive, tirei as fotos assim que ganhei ele de presente, porque eu acho ele um livro muito lindo e não resisti hihi ) e fui lendo com muita calma, pois deixava cada poesia tomar conta do meu ser e despertar auto-críticas, sorrisos, sentimentos nostálgicos, revolta, enfim, realmente amei a obra de Leminski. Realmente um poeta que consegue descrever emoções e situações de uma forma inovadora que desperta sentimentos.  


Com esse livro eu acacei conhecendo mais também sobre a poesia, como um estilo o qual Leminski explora bastante, o Haikai, que consta em uma poesia que tem poucas palavras e apenas 3 versos, mas que apesar de pequeno ainda assim consegue ter significados grandiosos. Quero acrescentar também que nem todas as poesias me agradaram, mas acho que é o normal, e depende de cada um, por isso mesmo assim avaliei o livro com cinco estrelas, pois aquelas que eu gostei conseguiram me tocar verdadeiramente.


Essa resenha não terá trechos favoritos para não estragar as surpresas de cada poema durante a leitura do livro, portanto deixo a vocês apenas um dos tantos outros versos de Paulo Leminski para despertar a curiosidade de vocês.


Alguém ai já leu esse livro? Gostaram no novo efeito nas fotos?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Este livro é lindo, tanto o conteúdo quanto a capa. Vi ele na livraria do shopping deste último fim de semana que passou e fiquei encantada com a beleza do livro.
    Está na minha listinha de livros para comprar (que por sinal é enorme hahah).
    Ótimo post, Julia, como sempre :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vale cada centavo *-* Sim! Listas de livros são sempre enormes hehehehhe
      Obrigada, flor! ♥ *-*

      Excluir
  2. Suas fotos são lindonas Julia! E eu (super) quero esse livro, faz um bom tempo que tenho ele em minha lista =( Estou até aceitando de aniversário, haha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada ♥ O preço dele não é tãooo agradável mas ele vale muito a pena *-* Beijos ^^

      Excluir
  3. Tenho esse livro, mas nunca o li, acho ele uma gracinha, suas fotos ficaram ótimas :)

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro meio intimidador pela quantidade de páginas, mas as páginas passam rápido ainda mais pra quem gosta de poesia. Sim, ele é muito lindinho *-*
      Obrigada Lara ♥

      Excluir

Flickr Images