Crescendo como Saumensch

Extraordinário

quinta-feira, fevereiro 20, 2014 Julia Pinheiro 4 Comments



Extraordinário é um livro escrito pela R.J. Palacio e publicado aqui no Brasil pela Intrínseca com duas capas diferentes, uma branca com detalhes em vermelho, e essa azul que saiu em 2013. Ele conta com 310 páginas amareladas, e divididas em 8 partes, cada uma narrada por um personagem diferente mais um Apêndice incrível. 



O livro conta a história de August que nasceu com uma síndrome genética que causa deformação facial, e que é sempre tratado cheio de cuidados pela família por ser um "menino especial", porém ele se vê como um garotinho normal, e como todo garotinho normal, um dia tem que sair pro mundo.

Auggie, apesar de estudar em casa, ele não ficava mantido exilado, como podem pensar. Ele ia ao parque, a sorveteria e tinha uns poucos amigos, é claro que ao sair ele recebia muitos olhares e reações pouco educadas e nenhum pouco gentis, mas ele já "estava acostumado", ou pelo menos era o que ele pensava.



O momento que a história se desenvolve é quando Auggie tem 10 anos e esta indo para o quinto ano, quando os pais decidem manda-lo para uma escola particular, para estudar com outras crianças. É claro que o medo bate, e que ele fica muito apreensivo, mas Via, sua irmã acaba o convencendo com o argumento que "garotos  normais vão ao colégio". Mas é claro, que frequentar uma escola não é fácil para ninguém.

Então durante o decorrer do livro mostra como foi para August sua adaptação no colégio, todas as dificuldades que ele passou para que os outros se acostumassem com ele, o bullying, a falta de gentileza e a imaturidade das pessoas, a resignação de Auggie e seus momentos de fraqueza, e é claro que não foi tudo de tão ruim: também mostra o quanto ele tocou a alma das pessoas e como conseguiu muda-las.

O Apêndice é dedicado a todos os preceitos que o Sr. Browne apresentou para os alunos.
Ah! Também gostaria de chamar atenção para um personagem no livro, que é discreto, e quase não aparece, mas pra mim tem uma importância imensa que é o Sr. Browne. Ele é o professor de português da escola e durante todo mês ele coloca preceitos no quadro e os alunos devem escrever algo sobre eles e sobre seus significados pessoais. Achei uma iniciativa incrível e que acho que deveria ser implementada nas escolas, pois os preceitos acabam se tornando consolos e conselhos muito importantes que realmente nos faz pensar e que se encaixaram muito bem no contexto da história. 

As divisões para saber quem esta narrando qual parte vem acompanhadas de alguma frase que tenha a ver com a história e com o personagem em questão, e trecho é o meu favorito de O Pequeno Príncipe e era exatamente nele que eu estava pensando quando comecei essa leitura.
Eu simplesmente amei o livro. Recebeu cinco estrelas e virou um dos meus favoritos. Na verdade acho que esse seria um livro que todo mundo deveria ser obrigado a ler. E além de comovente, possui momentos bem divertidos e que te trazem uma sensação maravilhosa de que a vida vale a pena, de que ainda há esperança. É uma linda história que traz mensagens de resignação e gentileza passada pelas palavras de uma criança, e sem muita enrolação ou apelação.

Você realmente consegue ver o mundo através dos olhos do Auggie que mesmo sendo muitas vezes tratado com maldade e grosseria consegue lidar com cada situação com sua doçura, inocência e gentileza. Deu pra sentir na pele a dor das palavras que o atingiam. Muitas vezes ele passava por situações a qual conseguia superar bem, enquanto eu me debulhava em lágrimas. 

Fui muito cativada pelo August, a todo instante tudo que queria fazer era conhece-lo e abraça-lo. Seu jeito de ver o mundo e de lidar com a vida é tão pura, que mesmo sendo uma criança, conseguia cativar e ensinar as pessoas ao seu redor independente da idade. E no final, depois dele tanto tentar provar que era um garoto normal, o que ele acabou provando mesmo é que na verdade ele não é normal, e sim um garoto extraordinário.


Foi muito difícil escolher apenas alguns trechos favoritos, então esse foi o máximo que eu consegui filtrar, e ainda assim foram muitos: 

"O legal de crianças pequenas é que elas não dizem coisas pra tentar magoar você e, mesmo que às vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado...sabem muito bem o que estão dizendo."

"Que tipo de pessoas somos nós? Que tipo de pessoas são vocês? Não é isso o mais importante? Não é esse tipo de pergunta que deveríamos nos fazer o tempo todo?"

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

"Às vezes magoamos a pessoa sem querer."

"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coias e ela acaba não sendo nem um pouco importante."

"Não precisamos dos olhos pra amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama."

"É tão estranho como uma noite pode ser a pior da sua vida, mas, para o restante das pessoas, ser apenas uma noite normal."

"Acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras, cuidam umas das outras."

"A melhor medida é o que vocês fizeram com o seu tempo, como escolheram passar os dias e quem cativaram. Para mim, essa é a melhor medida do sucesso."

"Mais gentil do que o necessário. Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra de que carregamos conosco, como seres humanos, não só apenas a capacidade de ser gentil mas a opção pela gentileza."

"Uma coisa tão simples, a gentileza. Tão simples. Uma palavra de incentivo quando precisamos. Um gesto amigo. Um sorriso breve."

" Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração."

No livro também tem trechos de música, e decidi fotografar essa em especial por motivos de Bowie 

Alguém ai leu esse livro? O que acharam? Choraram muito?

You Might Also Like

4 comentários

  1. Esse livro é realmente extraordinário, amo tudo nele, a construção dos personagens, a história... Sua resenha está ótima, mais uma vez, lindas fotos.

    www.whoisllara.com

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler o livro e, embora já tenha minha opinião formada, sempre gosto de ler resenhas e acabar percebendo um detalhe ou outro que eu deixei escapar.

    Adorei a forma como você contou a história e já me deu vontade de lê-la novamente! As fotos, então, ficaram impecáveis! Lindas, lindas <3

    É a primeira vez que passo por aqui, mas não será a última, pode ter certeza.

    palavras-alienadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada! Fico feliz por isso *-* Eu tenho vontade de reler Extraordinário o tempo todo >.> Seja muito bem vinda e volte sempre =3

      Excluir

Flickr Images